Computação, Redes e Internet das Coisas.
- qualijovem
- 6 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

O número de computadores em redes e a possibilidade de trocar informações entre eles já começou a mudar as rotinas nas organizações e empresas.
“A revolução que vamos vivenciar nos próximos anos terá um impacto maior até mesmo do que a revolução industrial. A estimativa é que nos EUA 47% das profissões atuais não existam nos próximos 10 anos. No Brasil, algo muito similar deve acontecer. Por outro lado, novos empregos vão surgir. O mais importante, diante de todas essas mudanças, é estar preparado para as transformações que estão por vir, pois, mais cedo ou mais tarde, uma dessas tecnologias, ou várias delas, impactarão parte da sua empresa ou até mesmo sua rotina pessoal”, afirma Vicente Goetten, diretor do Totvs Labs.
O que as transformações pelas quais o mercado de trabalho vai passar nos próximos anos impõem à agenda dos jovens? A chamada Quarta Revolução Industrial - era da inteligência artificial, dos robôs, impressão 3D, da nanotecnologia e da internet das coisas - vai cortar milhões de postos de trabalho, segundo relatório apresentado pela entidade que organiza o Fórum Econômico Mundial. E para enfrentar a competitividade crescente e as novas demandas no que diz respeito a habilidades técnicas e comportamentais, jovens já começam a desenhar um plano de desenvolvimento para a carreira
A Internet das Coisas, por exemplo, conecta dispositivos e máquinas aos sistemas de gerenciamento centralizados, permitindo uma troca de dados entre eles e facilitando, por exemplo, o controle de entregas na área logística, no controle das vendas, do fluxo de caixa, estoques, etc. Além disso, essa tecnologia irá simplificar o mapeamento das áreas agrícolas das plantações por meio de dispositivos móveis, como drones.
Cada uma dessas tecnologias ou a combinação entre duas ou mais delas impactarão o mundo nos próximos anos.
Algumas já são usadas em grande, mas a maioria delas modificará as rotinas de grande parte das pessoas e empresas nos próximos anos.
Além disso, o impacto em determinadas indústrias ocorrerá mais rapidamente, pois uma das características comum destas tecnologias é o seu avanço exponencial, rápido e interconectado.
Por isso, os jovens devem estar preparados para aprenderem e se capacitarem ou correm o risco de ficarem relegados a empregos de baixa capacitação e remuneração.
Kommentare